Fogos de artifício no final de ano é uma tradição já esperada por nós humanos e uma data aterrorizante ou estressante para os cachorros. Afinal, não é raro encontrar um cachorrinho com medo de fogos, não é mesmo?
Para ajudar o seu peludinho a se acalmar em época de festas onde contenham fogos de artifício, selecionamos 7 dicas aqui no nosso blog.
Antes de chegar às datas comemorativas, acostume seu pet a barulhos de fogos de artifício ou barulhos semelhantes.
Coloque vídeos ou áudios de fogos ou rojões no ambiente em que o pet está, introduza o som aos poucos, aumentando gradativamente. Ao mesmo tempo, distraia o seu cachorro com uma brincadeira que ele goste, ou alimentos preferidos.
Repita esse processo até perceber que o pet continua se sentindo seguro e confortável, mesmo diante do barulho.
Abaixo selecionamos 7 dicas para ajudar a acalmar seu
cão nos dias festivos;
1° Garanta que o seu pet tenha abrigo seguro; para isso mantenha a caminha do seu cachorro em um local confortável e seguro.
2º Mantenha o local tranquilo e preparado; É muito importante verificar se as portas/portões estão fechadas, para evitar uma possível fuga, retire objetos perigosos do local.
3º Mude o foco do seu peludo; Em momentos de estresse ofereça petiscos que ele goste muito, brinquedos recheados e comedouro lento é uma ótima opção também.
4º A ausência de companhia pode aumentar ainda mais o medo do pet; Então evite deixar o seu cachorro sozinho.
5º Música tranquila e em alto volume pode ajudar; existem playlists com músicas próprias para cães no youtube e Spotify.
6º Não tente sedar o animal; Não é recomendado sedar o animal por conta própria, pois podem ocorrer reações não esperadas, causando mais estresse no pet.
7º Mesmo que não haja risco de fuga, mantenha seu pet com coleira de identificação; pois na hora do desespero seu pet pode arranjar alguma forma de fugir.
Após o período de festas, procure um especialista que possa te ajudar e orientar a combater o medo do seu pet.